Os sistemas eletrônicos usados para jogar videogames são conhecidos como plataformas - como por exemplo computadores e consoles. Os arcades e celulares são também bons exemplos de plataformas.
O dispositivo de entrada usado para manipular videogames é chamado controle e varia de acordo com a plataforma. Por exemplo, um controle pode ser constituído por um direcional e um único botão. [2] Outros podem ter dezenas de botões e mais de um direcional. Muitos jogos de computador podem também ser jogados com teclado ou uma combinação do teclado com o mouse simultaneamente ou até mesmo controles específicos.
Os video games também podem usar outras maneiras de interagir e prover informação ao jogador. O uso de sons é usado em larga escala desde os primórdios. Outros tipos de resposta, como dispositivos de vibração e sensores de movimento também são bastante utilizados nos video games. O avanço tecnológico tem trazido formas cada vez mais intensas de imersão nos jogos através destes periféricos, como o reconhecimento de movimentos e de voz.
Índice[esconder] |
[editar] História
Na sequência, temos mais alguns exemplos prosaicos dos antepassados dos video games atuais:
- O computador NIMROD no Festival da Inglaterra de 1951;
- OXO: um jogo da velha eletrônico feito por Alexander S. Douglas para o computador EDSAC em 1952;
- Tennis for Two: um video game criado por William Higinbotham em 1958;
- Spacewar! : escrito pelos estudantes Martin Graetz, Steve Russell, and Wayne Wiitanen's em um computador DEC PDP-1 em 1961.
Em 1971, a empresa Computer Space, criada por Nolan Bushnell e Ted Dabney, inicia a venda do primeiro arcade do mundo, baseado no jogo SpaceWar!. Em 1972, é lançado o primeiro console doméstico da história: Odyssey da empresa Magnavox.[8] Neste mesmo ano, Nolan Bushnell, agora trabalhando na Atari, lança o primeiro grande sucesso comercial de um video game, o jogo arcade Pong.[9] Este sucesso abriu caminho para inúmeras outras empresas, dando início assim à lucrativa indústria dos video games. [10]
[editar] Visão Geral
[editar] Plataformas
O termo "Plataforma" refere-se à combinação específica eletrônica ou de hardware, que, em conjunto com o software, faz com que o videogame funcione. Um outro termo muito usado é "sistema".Em uso comum, "Jogo de Computador" refere-se à uma forma de mídia que envolve um jogador interagindo com um PC, que é conectado a um monitor de vídeo de alta resolução. Um "jogo de console" refere-se a um jogo que é jogado um dispositivo eletrônico especializado que pode ser conectado a uma televisão ou um monitor de vídeo composto. Um "videogame portátil" é um dispositivo eletrônico portátil que pode ser segurado com as mãos do usuário.(Alguns bons exemplos destes são o PSP e o Nintendo DSi.) Um arcade refere-se geralmente à um jogo que é jogado em um dispositivo eletrônico especializado, que geralmente contém somente um jogo, encontra-se em uma cabine e é operado por fichas. porém, há jogos que possuem mais de uma plataforma(como é o caso do Resident Evil 4, jogável no PC, PS2 e Wii). Além disso, há plataformas que não são completamente eletrônicas(máquinas de arcade eletro-mecânicas. Também há dispositivos com telas que têm a capacidade de rodar jogos, todavia não são máquinas da video-game dedicadas(Exemplos: Celulares, Calculadoras Gráficas, PDAs).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Videogame
Nenhum comentário:
Postar um comentário